<$BlogRSDURL$>

Ter vinte e poucos anos é divertido, mas só quando acaba é que você percebe que ainda não estava mesmo pronto pra ser adulto.

Tuesday, November 30, 2004

Tem um lance acontecendo sobre fé. E tem outro lance sobre culpa. Nem sei se são duas coisas ou uma só ou mais do que isso. E tem outras coisas acontecendo. Acho que descobri mais sobre o medo de ser dominado. Mas isso não deve mesmo ter nada a ver com as outras coisas.

São três coisas importantes, mas de natureza completamente diferentes:

A culpa, a fé, o medo e o poder. Culpa é causa e conseqüência de não acreditar em mim mesmo, de imaginar que estou errado. Medo é causa e conseqüência de imaginar-me fraco. A fé que eu tinha (sempre tive? Tenho?) era uma fé num poder externo a mim que poderia cuidar de mim em troca de minha submissão a suas leis: a culpa vem muito de não me submeter a todas essas leis. A fé que procuro hoje é fé em mim mesmo, é acreditar que posso não precisar do poder externo, que posso cuidar de mim, ou que isso tudo nem fosse tào importante assim. O poder é o que procuro para conseguir cuidar de mim mesmo...

Culpa (do Houaiss): 6 Rubrica: psicologia. emoção penosa (de auto-rejeição e desajuste social) resultante de um conflito (entre impulso, desejo ou fantasia e as normas sociais e individuais) dominado pela função inconsciente de controle desempenhada pelo superego 7 Rubrica: religião. nas teologias do judaísmo e do cristianismo, responsabilidade por ato de transgressão e/ou pecado, que torna o agente ofensor de Deus, indigno de sua misericórdia
Comments: Post a Comment

This page is powered by Blogger. Isn't yours?